AMAZÔNIA EM FOCO
Assembleia Legislativa sedia a 7ª Reunião da Diretoria Executiva da Unale

Reunião na ALE-RR busca aproximar problemas dos estados amazônicos com outros parlamentos brasileiros – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

Nesta quarta-feira (16), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) será palco da 7ª Reunião Ordinária da Diretoria Executiva da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), às 10h no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas. O encontro reunirá membros da Diretoria Executiva da entidade, que representa os interesses dos legislativos estaduais em todo o Brasil.

O principal objetivo da reunião é discutir, de forma mais abrangente, os desafios enfrentados pelos estados da Amazônia, com a colaboração de parlamentares de todo o país.  Outro ponto central da pauta será a ampliação das missões internacionais da Unale, fortalecendo a diplomacia com parlamentos de outras nações.

Para o deputado Gabriel Picanço (Republicanos), vice-presidente da Unale pela região Norte, o encontro busca fortalecer a representatividade dos legisladores amazônicos dentro da Unale, priorizando questões estratégicas para os estados da Amazônia Legal.

Deputado Gabriel Picanço: “Se unirmos forças, com 251 deputados da Amazônia, teremos força política para defender nossos interesses” – Marley Lima/SupCom-ALE-RR

“Durante nossa última reunião em Brasília, surgiu a proposta de trazer para a nossa região discussões cruciais sobre a Amazônia, especialmente para os nove estados que compõem a Amazônia Legal. Representamos um terço do parlamento brasileiro e queremos garantir nossa presença na diretoria executiva da Unale, assegurando uma divisão justa de poder. Com 251 deputados da Amazônia unidos, teremos força política para defender nossos interesses”, destacou Picanço.

Além do deputado Picanço, já confirmaram presença no evento os parlamentares estaduais Sérgio Aguiar (CE), Vilmar Zanchin (RS), Rodrigo Minotto (SC), Luciano Pimentel (SE), Diogo Moraes (PE), Ismael Crispin (RO), Stuart Castro (CE), Wellington do Curso (MA), Adjuto Afonso (AM), Edna Auzier (AP), Catarina Guerra (RR). Aqueles que não puderem comparecer fisicamente, participarão virtualmente, via plataforma Zoom.

A Diretoria Executiva da Unale é composta por representantes de todas as regiões do Brasil e tem como missão promover a articulação política entre os legisladores estaduais, visando a eficiência e a integração das casas legislativas.

Transmissão Ao Vivo

A reunião será transmitida ao vivo pela TV (canal 57.3) e Rádio Assembleia (98.3 FM), além do canal oficial no YouTube (@assembleiarr). Isso permite que a população acompanhe os debates que impactarão diretamente os legislativos estaduais.

Composição da Diretoria Executiva da Unale

Do parlamento roraimense, fazem parte da Unale os deputados Gabriel Picanço (vice-presidente Região Norte), Soldado Sampaio (membro do Conselho Fiscal) e Catarina Guerra (secretária estadual). Veja a composição completa da Diretoria Executiva da Unale a seguir:

• Presidente: Sérgio Aguiar – CE
  • Vice-Presidente Região Nordeste: Ezequiel Ferreira – RN